sábado, 1 de novembro de 2014

Douro Património Mundial

Hoje, a família foi ao Douro. Por isso deixo aqui um belo exemplar duriense. 
Casa Do Caseiro é uma encantadora casa desenhada por Sara Antunes Mário Ferreira Arquitectos (SAMF). Localizada na entrada para a Quinta da Boavista , uma quinta produtora de vinho do porto em Mesão Frio-Portugal no espectacular Vale do Douro , e é a residência do feitor. 
A vinificação no Vale do Douro remonta aos tempos romanos nesta região onde a terra foi cultivada, reformulado e domado por mãos humanas desde hà muitos séculos, a fim de produzir vinhos saudáveis. O Vale do Douro foi reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade e o município de Mesão Frio é o lar de cerca de sessenta quintas vinícolas de vinho do porto vintage. A região tem fortes ligações com a tradição, que anda de mãos dadas com técnicas modernas de produção mas a maioria das uvas aqui, ainda são esmagados em lagares com o pé numa variedade de vinhos, branco, tinto, rosé, vinho espumante e porto. Muitos dos produtores de vinho e agricultores da região são membros da Adega Cooperativa de Mesão Frio e os vinhos do Vale do Douro têm o propósito de terem  ''alma, maciez, aroma e harmonia”.
A Quinta da Boavista faz parte da paisagem, da história cultural e património arquitectónico. O Vale do Douro estende-se num vasto anfiteatro em socalcos de terra deslumbrantes de vinhas, pequenas fazendas e casas. Os edifícios da Quinta da Boavista foram submetidos tanto a expansão como renovação. Foi substituída uma estrutura agrícola existente por uma pequena casa de caseiro. Com uma relação evidente, tanto no contexto como no ambiente, o novo prédio é uma reinterpretação de uma tipologia vernacular, mantendo uma forma consistente com as outras estruturas da quinta. Foram usados materiais já existentes nos outros edifícios. A casa dispõe de estuque branco, telhas de cerâmica, paredes feitas com pedra local, treliça de madeira e madeira pintada num azul Egeu. 
O interior é simples, concebido sem pretensão ou adornos desnecessários. O mais impressionante é o uso da cor azul em toda a madeira do edifício, portas, janelas, grades, rodapés, armários de cozinha e até a mesa. Nesta pequena casa que contém um espaço principal e cozinha, dois quartos e uma casa de banho, é este azul que eleva e fortalece a personalidade, adicionando um nível de continuidade em todo o seu interior. Uma pequena casa com muito apelo e promessa,  com divisões internas  simples para  garantir que não haja desperdício de utilização do espaço. As janelas a enquadrar a paisagem circundante enchem os quartos com uma abundância de luz natural. A estrutura do ponto alto é o espaço de estar e cozinha, um volume contido sob a abóbada do tecto combinado. Possui um fogão de lenha rústico onde se pode imaginar  a saborear um aromático copo de porto, depois de um longo dia.


Encante-se com o Douro, a minha terra.


















Inspire-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que acha...?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...